terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Conheça nossa equipe...


O município de Tejuçuoca ingressou no Projeto Agentes de Leitura do Ceará após seleção realizada nos dias 11 e 12 de outubro e resultado divulgado em 21 de dezembro do ano 2007. Composto por 01 (um) Agente de Leitura Articulador e 10 (dez) Agentes de Leitura, o projeto em epígrafe propõe a difusão da leitura e o acesso facilitado de famílias carentes ao livro.

Agente de Leitura Articulador:
Pedro Rafael Fernandes Nunes

Agentes de Leitura:
Francisco Antonio Mesquita Oliveira (Laginha, Catirina e Macaco)
Vera Lúcia Marinho Nascimento (Sede)
Ciane Costa da Silva (Sede e Cachoeira Funda)
Joel Silva Leal (Retiro)
Fernanda Marinho Rodrigues (Retiro)
Maria do Perpétuo Socorro Lopes de Sousa (Retiro)
Francisca Gomes da Silva Cruz (São Bento)
Marcos Antonio Silva Fernandes (Monte Carmelo)
Teresa Rosimar Mesquita Costa (Monte Carmelo)
Juliana Costa Silva (Vertentes)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Por dentro do Projeto


O Projeto Agentes de Leitura do Ceará promove a democratização da leitura como ação estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, através de atividades leitoras ancoradas nos acervos bibliográficos (já existentes e em aquisição) que integrarão o sistema municipal de acervo público das bibliotecas municipais e/ou comunitárias, mediados pelos agentes de leitura (selecionados através de edital público, capacitados previamente). Eles serão responsáveis pelo acervo e pelo acompanhamento do processo leitor de famílias cadastradas criteriosamente nos bairros de Fortaleza e municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Enfoca a leitura como ação reflexiva, em outras palavras, postula-se no Projeto o leitor como indivíduo, que além da alfabetização e de um domínio pragmático do código escrito, manipule com relativa freqüência os processos de significação de qualquer discurso, possibilitando a ressignificação de sua própria vida e inserção social. Neste movimento, entende-se que o ato de ler não é apenas colocar o texto na mão do leitor, ordenar a leitura que ela acontecerá. Existe uma mediação a ser feita a partir do que se pretende atingir. No caso, a necessidade premente da figura do agente de leitura (leitor). O processo de seleção através de edital constitui-se de três fases: prova escrita (subjetiva/redação), prova oral e entrevista domiciliar. Tais passos legitimam o candidato mais apto e em seguida, é feita a capacitação inicial (Formação Básica) com 40 horas e só então é conferido o título de agente de leitura e assim se inicia a ação na comunidade. Cada agente fica responsável por 25 famílias da comunidade em que habita e atua. O Projeto Agentes de Leitura do Ceará privilegia em seu acervo a leitura literária como atividade cultural que amplia o universo do conhecimento, desvendando saberes para além dos muros da escola. Presentifica-se também como espaço de formação de diferentes sujeitos com variadas experiências, que resgatam de si e do texto as condições que possibilitam o espaço dialógico, eixo central de toda ação democratizadora. A comunidade é convidada a participar efetivamente do Projeto Agentes de Leitura com a elaboração de Conselhos Gestores Municipais nos 30 municípios integrantes com bibliotecários, professores, membros da comunidade geral e todos os envolvidos em projetos voluntários com a leitura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO (10 bairros de Fortaleza)
CURIÓ – DUNAS – PEDRAS – SIQUEIRA – GENIBAÚ – JANGURUSSU- MOURA BRASIL –BOM JARDIM– VICENTE PINZON – MONDUBIM

REGIÃO (30 municípios)
CARIRI (Assaré, Jardim, Nova Olinda, Salitre)
MACIÇO DO BATURITÉ (Capistrano, Mulungu, Itapiúna, Ocara)
CENTRO SUL E VALE DO SALGADO (Cariús, Catarina, Lavras da Mangabeira, Saboeiro)
SERTÃO CENTRAL (Choró, Itatira, Ibaretama, Pedra Branca)
LITORAL OESTE (Amontada, Apuiarés, Jijoca de Jericoacara, Tejuçuoca)
INHAMUNS (Auiaba, Ararendá, Arneiroz, Novo Oriente)
VALE DO JAGUARIBE (Ererê, Potiretama)
VALE DO ACARAÚ/IBIAPABA (Alcântaras, Meruoca, Mucambo, Reriutaba)

FINANCIADOR
Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP)‏

PARCEIROS
Secretarias de Estado; UNICEF; Associações Comunitárias, Organizações não-Governamentais; Secretarias de Cultura, de Educação e de Ação Social dos municípios envolvidos.

AÇÕES GERAIS
Formação Pedagógica Continuada; Acompanhamento familiar; Integração com as comunidades; Bibliotecas Públicas; Conselhos gestores; Acompanhamento e Avaliação.