quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tejuçuoca sedia curso de formação continuada



O município de Tejuçuoca distante à 144km da capital Fortaleza, sediou o encontro de formação continuada do projeto Agentes de Leitura do Ceará. O curso aconteceu no Centro Interescolar e foi ministrado pelo professor Clemilton. Na ocasião, estiveram presentes os municípios do Litoral Oeste, sendo: Tejuçuoca (01 articulador e 10 agentes); Apuiarés (01 articulador e 01 agente); Amontada (01 articuladora) e não houve representantes do município de Jijoca de Jericoacoara. No encerramento, a entrega de certificados de participação garantiu o sucesso do curso.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Articulação promove encontros mensais com Agentes de Leitura para avaliação

O projeto Agentes de Leitura de Tejuçuoca, tendo a frente o articulador Rafael Nunes, promove mensalmente dois encontros com os dez Agentes que atuam em nosso município. Na pauta, a articulação avalia o trabalho e desempenho dos agentes mediante às visitações nas famílias; troca de experiências e idéias entre os demais agentes, elaboração de atividades extras com a comunidade local. Os encontros atualmente acontecem na Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Empreededorismo, Meio Ambiente e Turismo - SECEMT, acompanhada de perto pelo secretário da pasta, Coelho Neto.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Articulação do Projeto Agentes de Leitura visita às 250 famílias atendidas em Tejuçuoca



Durante os meses de setembro, outubro e novembro, o articulador do projeto Agentes de Leitura, Pedro Rafael Fernandes Nunes, elaborou um calendário de visitação às 250 famílias acompanhadas pelo referido projeto no município de Tejuçuoca. De início, as 50 famílias da Sede e Cachoeira Funda e por fim as 200 famílias divididas entre as localidades de: Monte Carmelo, Retiro, Volta, Vertentes, São Bento, Laginha, Macaco e Catirina. Durante as visitas, a articulação mantinha um diálogo com as famílias, apresentando-se e conhecendo-as. Explanando os objetivos do projeto, ouvindo as reinvindicações e anotando atentamente as idéias e sugestões.

domingo, 25 de outubro de 2009

É festa!!! Dia das crianças é comemorado na comunidade de Vertentes


Uma manhã com alegria, diversão, lazer e muita leitura, assim foi a comemoração do dia das crianças na comunidade de Vertentes ocorrida ontem dia 24/10 (sábado). A Escola de Ensino Fundamental São João Batista foi o cenário para essa belíssima confraternização com crianças que são acompanhadas pelo projeto Agentes de Leitura do Ceará no município de Tejuçuoca. Na programação, um texto introdutivo sobre a importância de ler proferido pela Agente Juliana marcou o início dos nossos trabalhos. Dando continuidade, a coordenadora da Escola, Zulmira Oliveira, ofertou aos presentes um "sopão" para alegrar ainda mais a criançada. Os Agentes de Leitura - Vera Lúcia e Francisco Antonio conduziram os momentos de dinâmicas e integração entre as crianças presentes e distribuiram brindes. Enquanto isso, em uma sala ao lado, o Articulador Rafael Nunes proferia uma palestra com os pais e responsáveis pelas famílias atendidas naquela comunidade, contando também com um número bastante significativo. Por fim, uma breve explanação para as crianças sobre o projeto, abrindo momentos para questionamentos e discussões. Avaliamos como positivo e proveitoso este evento.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Entrega de Materiais/Acervos na Secretaria Municipal da Cultura, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Turismo



O município de Tejuçuoca distante à 144km de Fortaleza, firmou uma parceria com o Governo do Estado do Ceará. Desta feita a parceria visa a leitura. O Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi implantado no município desde fevereiro/2009. Para tanto, os agentes de leitura foram capacitados pela SECULT onde cada agente estará atendendo 25 famílias cadastradas e escolhidas pelos mesmos. Os agentes atuarão tanto na zona rural bem como na área urbana do município. É articulado por Pedro Rafael Fernandes Nunes, possuindo 10 (dez) Agentes de Leitura que trabalham na Sede e localidades de São Bento, Laginha, Vertentes, Monte Carmelo, Retiro e Volta do Caxitoré e está vinculado a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca. Visitando-as regularmente de bicicleta, para realização de empréstimos de livros, os agentes promovem cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. Cada agente selecionado recebe uma bolsa mensal complementar de renda no valor de R$ 354,80, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo individual de 100 títulos, sendo disponibilizados 1.000 títulos por município e 500 títulos por bairro para a realização de atendimentos domiciliares. Cada agente assiste a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades. No dia 08 de julho aconteceu na Sede da SECEMT, a solenidade de entrega de material/acervo disponibilizados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, contando com a presença da vice-prefeita Eurice Mota, vereadores, secretários municipais, assessores, imprensa local e a população.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Solenidade de Diplmação dos Agentes de Leitura do município de Tejuçuoca



Uma noite de muita alegria, emoção e expectativas, assim definimos a solenidade de Diplomação do Projeto Agentes de Leitura do município de Tejuçuoca, ocorrida no dia 02 de abril de 2009 às 18h no Centro Interescolar. Na ocasião, além dos Agentes de Leitura, familiares, amigos, contamos com a presença de autridades locais que prestigiaram esse momento. Durante seu pronunciamento, o prefeito de Tejuçuoca, Sr. Edilardo Eufrásio demonstrou total apoio ao projeto por meio do executivo municipal e salientou a importância do referido projeto para o crescimento cultural e educacional do nosso povo. Também esteve presente Sr. Valmar Bernardo (presidente da Câmara); Sr. Coelho Neto (secretário da Cultura) e assessores; demais secretários municipais; Sr. Arildo Silva (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais); representante do Destacamento Policial, dentre outras. Após solenidade, a articulação municipal reuniu-se com todos os Agentes para traçar metas e início dos trabalhos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Conheça nossa equipe...


O município de Tejuçuoca ingressou no Projeto Agentes de Leitura do Ceará após seleção realizada nos dias 11 e 12 de outubro e resultado divulgado em 21 de dezembro do ano 2007. Composto por 01 (um) Agente de Leitura Articulador e 10 (dez) Agentes de Leitura, o projeto em epígrafe propõe a difusão da leitura e o acesso facilitado de famílias carentes ao livro.

Agente de Leitura Articulador:
Pedro Rafael Fernandes Nunes

Agentes de Leitura:
Francisco Antonio Mesquita Oliveira (Laginha, Catirina e Macaco)
Vera Lúcia Marinho Nascimento (Sede)
Ciane Costa da Silva (Sede e Cachoeira Funda)
Joel Silva Leal (Retiro)
Fernanda Marinho Rodrigues (Retiro)
Maria do Perpétuo Socorro Lopes de Sousa (Retiro)
Francisca Gomes da Silva Cruz (São Bento)
Marcos Antonio Silva Fernandes (Monte Carmelo)
Teresa Rosimar Mesquita Costa (Monte Carmelo)
Juliana Costa Silva (Vertentes)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Por dentro do Projeto


O Projeto Agentes de Leitura do Ceará promove a democratização da leitura como ação estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, através de atividades leitoras ancoradas nos acervos bibliográficos (já existentes e em aquisição) que integrarão o sistema municipal de acervo público das bibliotecas municipais e/ou comunitárias, mediados pelos agentes de leitura (selecionados através de edital público, capacitados previamente). Eles serão responsáveis pelo acervo e pelo acompanhamento do processo leitor de famílias cadastradas criteriosamente nos bairros de Fortaleza e municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Enfoca a leitura como ação reflexiva, em outras palavras, postula-se no Projeto o leitor como indivíduo, que além da alfabetização e de um domínio pragmático do código escrito, manipule com relativa freqüência os processos de significação de qualquer discurso, possibilitando a ressignificação de sua própria vida e inserção social. Neste movimento, entende-se que o ato de ler não é apenas colocar o texto na mão do leitor, ordenar a leitura que ela acontecerá. Existe uma mediação a ser feita a partir do que se pretende atingir. No caso, a necessidade premente da figura do agente de leitura (leitor). O processo de seleção através de edital constitui-se de três fases: prova escrita (subjetiva/redação), prova oral e entrevista domiciliar. Tais passos legitimam o candidato mais apto e em seguida, é feita a capacitação inicial (Formação Básica) com 40 horas e só então é conferido o título de agente de leitura e assim se inicia a ação na comunidade. Cada agente fica responsável por 25 famílias da comunidade em que habita e atua. O Projeto Agentes de Leitura do Ceará privilegia em seu acervo a leitura literária como atividade cultural que amplia o universo do conhecimento, desvendando saberes para além dos muros da escola. Presentifica-se também como espaço de formação de diferentes sujeitos com variadas experiências, que resgatam de si e do texto as condições que possibilitam o espaço dialógico, eixo central de toda ação democratizadora. A comunidade é convidada a participar efetivamente do Projeto Agentes de Leitura com a elaboração de Conselhos Gestores Municipais nos 30 municípios integrantes com bibliotecários, professores, membros da comunidade geral e todos os envolvidos em projetos voluntários com a leitura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO (10 bairros de Fortaleza)
CURIÓ – DUNAS – PEDRAS – SIQUEIRA – GENIBAÚ – JANGURUSSU- MOURA BRASIL –BOM JARDIM– VICENTE PINZON – MONDUBIM

REGIÃO (30 municípios)
CARIRI (Assaré, Jardim, Nova Olinda, Salitre)
MACIÇO DO BATURITÉ (Capistrano, Mulungu, Itapiúna, Ocara)
CENTRO SUL E VALE DO SALGADO (Cariús, Catarina, Lavras da Mangabeira, Saboeiro)
SERTÃO CENTRAL (Choró, Itatira, Ibaretama, Pedra Branca)
LITORAL OESTE (Amontada, Apuiarés, Jijoca de Jericoacara, Tejuçuoca)
INHAMUNS (Auiaba, Ararendá, Arneiroz, Novo Oriente)
VALE DO JAGUARIBE (Ererê, Potiretama)
VALE DO ACARAÚ/IBIAPABA (Alcântaras, Meruoca, Mucambo, Reriutaba)

FINANCIADOR
Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP)‏

PARCEIROS
Secretarias de Estado; UNICEF; Associações Comunitárias, Organizações não-Governamentais; Secretarias de Cultura, de Educação e de Ação Social dos municípios envolvidos.

AÇÕES GERAIS
Formação Pedagógica Continuada; Acompanhamento familiar; Integração com as comunidades; Bibliotecas Públicas; Conselhos gestores; Acompanhamento e Avaliação.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O início de tudo... processo de seleção dos Agentes de Leitura

Nos dias 11 e 12 de outubro de 2007, o município de Tejuçuoca distante 144km de Fortaleza, realizou o processo de seleção dos Agentes de Leitura. O projeto tem como finalidade levar a leitura a todos os recantos do município. Uma idealização do Governo do Estado do Ceará, financiado pelo FECOP - Fundo Estadual de Combate a Pobreza em parceria com a Prefeitura Municipal.